5/06/2007

Tipagem dinâmica + OO, é disso que o povo gosta

Segundo o tiobe [1], python subiu mais um nível no ranking de popularidade das linguagens, ficando em 7º.

Mas o mais surpreendente foi o que aconteceu com ruby que passou de 19º para 10º subindo 9 posições.

O fato de Python e Ruby estarem alcançando a popularidade dos programadores é algo que pode ser comprovado por um fato que consta na mesma pesquisa da tiobe, que a popularidade de linguagens orientada a objetos continua crescendo e que a popularidade de linguagens com tipagem dinâmica vem crescendo bastante e se continuar dessa maneira alcançará e ultrapassará o nível de aceitação das linguagens com tipagem estática.

Isso acontece porque, pelo menos na minha opinião, as linguagens mais simples, fáceis e com menos 'burocracias', continuem a ganhar a confiança de cada vez mais programadores.

A prova real de que essas linguagens estão agradando é o fato da Microsoft utilizar o Python e Ruby através do IronPython e do IronRuby como linguagens dinâmicas para a mais nova menina dos olhos da Microsoft, o Silverlight.

Muitos podem contestar dizendo que tipagem estática é uma auto-documentação e por isso é mais simples e fácil e bla e blé e bli, mas o duck typing é a maior prova de que se a ave fizer 'Quá quá', ela não precisa ter um crachá de pato para sabermos que elá não é um pavão e sim um pato.

[1] - http://www.tiobe.com/index.htm?tiobe_index

3 comentários:

Luciano Pacheco disse...

Vc reparou isso:
- Java - 2,18%
- Ruby + 2,18%

No mínimo curioso.

Andrews Medina disse...

Reparei sim Luciano e não apenas isso, reparei também isso:

Statically Typed Languages -3.2%
Dynamically Typed Languages +3.2%

Walter Cruz disse...

Eu noto também o crescimento moderado de Lua :) da 25ª posição para a 23ª.