10/09/2007

Lançado o e-book Diabetes na Prática Clínica

Ontem (8/10) foi o lançamento oficial do e-book "Diabetes na Prática Clínica". Esse e-book é um projeto pioneiro lançado pela Sociedade Brasileira de Diabetes para estimular a educação médica continuada.

Toda a parte de programação e banco de dados projeto foi desenvolvido por mim, e eu utilizei o Django como ferramenta para o desenvolvimento. E o layout e desenvolvimento visual foi feito pelo Eduardo Frick.

O mais interessante desse projeto foi a utilização do Django. Em todos os trabalhos que fiz em parceria com o Eduardo Frick sempre utilizamos PHP. Mas, como um bom pythonista e djanger, convenci o Eduardo a trabalharmos com Django nesse projeto e ele me deu seu voto de confiança.

Essa escolha foi arriscada, mas eficaz! Com o Django foi possível solucionar problemas complexos de maneira simples e rápida.

Nesse projeto eu usei e abusei do que mais gosto do Django: o newforms, ferramenta de serialização, template tags e template filters deixando de lado as generic views e o admin do Django. Fiz essa escolha pela necessidade de fazer um painel de administração bem específico.

Usei também o Prototype para facilitar o trabalho com AJAX e Javascript.

O resultado foi um sucesso e espero que vocês gostem!

Um comentário:

Unknown disse...

Ficou muito legal o Ebook, Andrews!