9/23/2007

Como aprender Django

Na minha ida à PyCon Brasil [1], e as ajudas que dou a iniciantes em Django, percebi que muitas pessoas tem interesse em aprender Django, mas não sabem por onde começar. Para suprir esse problema resolvi criar este post mostrando um caminho de como aprender Django. Com certeza deve haver outros caminhos, mas resolvi escrever sobre o a maneira que no meu ponto de vista é ideal.

Antes de aprender Django é necessário que você tenha pelo menos um conhecimento básico sobre Python. O Gabriel Falcão escreveu em seu blog um ótimo post mostrando como aprender Python [2].

A primeira coisa que alguém que quer iniciar no Django deve fazer (após instalar o Django, é lógico!) é ler e praticar o tutorial oficial [3] do Django, que é dividido em 4 partes. O tutorial oficial abrange o básico sobre o framework, e após finalizar ele, você estará apto a criar pequenas aplicações com o Django. Mas lembre-se, é importante que siga o tutorial até o final! Se você seguir até a parte 2 ou 3 do tutorial, conseguirá fazer algumas coisas em Django, e por isso muitos não terminam o tutorial.

Após terminar o tutorial, o importante é praticar e ir estudando a documentação [4] de acordo com suas necessidades e interesses. A documentação do Django é toda dividida por setores do framework o que facilita muito a consulta. Por exemplo, você queira criar uma interface administrativa usando o newforms ao invés de usar o admin do Django. É só você acessar a parte da documentação responsável pelo newforms [5] que irá se interar sobre o assunto.

Se você quiser aprender mais sobre o Django de uma vez, ao invés de ir aprendendo "sobre demanda", você poder ler o Django Book [6], que é um livro online sobre o Django. O Django Book ainda está em desenvolvimento, mas seu conteúdo é muito bom e interessante.

Se quiser tirar dúvidas, ou esclarecer algo sobre o Django, você pode se cadastrar na lista de discussão [7] dos desenvolvedores de Django do Brasil.

Para ver exemplo de código, e para tentar não "refazer a roda" existe o site Django Snippets [8] que é um cookbook para Django.

E para ficar atento as novidades, curiosidades e informações, vale ver os planetas [9] [10] com os blogs relacionados ao Django.

[1] - http://pyman.blogspot.com/2007/09/pyconbrasil.html
[2] - http://nacaolivre.org/2007/09/12/pra-quem-quer-comecar-a-aprender-python/
[3] - http://www.djangoproject.com/documentation/tutorial01/
[4] - http://www.djangoproject.com/documentation/
[5] - http://www.djangoproject.com/documentation/newforms/
[6] - http://www.djangobook.com/
[7] - http://www.djangobrasil.org
[8] - http://www.djangosnippets.org/
[9] - http://planeta.djangobrasil.org/
[10] - http://www.djangoproject.com/community/

6 comentários:

Anônimo disse...

"Grabiel" doeu ! :P

Andrews Medina disse...

gabriel,

perdão pelo erro! Essa não passou pelos meus olhos e nem pelo corretor ortográfico!

Já está corrigido!!!

Anônimo disse...

Andrews, parabéns pelo blog. Estou inciando em Python que me levou ao Django que me levou ao Linux. Pois é, to aprendendo esse monte de coisas e, como não podia deixar de ser, estou cheio de dúvidas. Queria saber como rodar os programas feitos em Django através do Apache no Ubuntu.

PS: Uma sugestão: acho que os links direto no texto é melhor do que a numeração e links no rodapé.

Abraço e parabéns novamente.

Andrews Medina disse...

Obrigado pelos elogios e pelas sugestões Edmilson!

Não sei se é sorte sua, mas, estou terminando de escrever um post sobre como instalar Django rodando com Apache + Mod_Python no Ubuntu.

[]'s

Anônimo disse...

Olá!

Eu sou um cara de fora da programação! Mas resolvi escrever uma aplicação web...

Eu sempre tive vontade de aprender a programar, mas como um bailarina gorda, sempre me deixei abater pelas dificuldades de dar o primeiro passo...

Agora, resolvi começar por python [tá o google app, me ajudou a decidir por onde começar :-)]

E este teu texto parece que foi escrito por encomenda pra mim...

Vou seguí-lo Ipsis litteris.

Obrigado por compartilhar sua expertise!

Helloiza Alonso disse...

Blog com matérias incrivel para indicar aos alunos de nosso colegio objetivo zona norte SP, legal a inciativa do tema, gostei!